Saiu uma notícia sensacional! José Sarney e Roseana dizem que vão largar a política em 2014. Acho bom que a Policia Federal recolha os respectivos passaportes dos dois, um pouco antes dessa data.
A afirmação aconteceu durante o lançamento no Maranhão (sempre no Maranhão, porque o Sarney nunca está no Amapá, estado que lhe colocou como senador?) do livro “Sarney, a Biografia”. Outra afirmação curiosa, ele disse que após a vida política pretende se dedicar seu tempo à literatura.
Coisa esquisita! Até hoje, trabalhando como político ele não fez outra coisa, se não escrever! Afinal, como senador sempre foi um excelente escritor! Temos também de concordar que a política para Sarney, nos últimos tempos se tornou um tédio.
É isso que dá, fazer do trabalho de senador um simples hobby. Todos sabem que é como escritor que o ex-presidente dos 80% de inflação ao mês, ama e faz de tempo integral. Neste ponto Sarney está certo, como escritor ele ganha muito mais que presidir as falcatruas do Senado!
Dinheiro, é algo que para este humilde brasileiro nunca significou nada, não precisando do vil metal, Sarney deixa tudo que ganha no seu estado que tanto ama. Talvez um pouquinho no Amapá também. Sempre demonstrou ser um homem desligado das coisas materiais e muito inclinado ao mundo dos romances e das poesias.
A política foi um acidente, afinal, chegou à presidência da República (sem um voto sequer) devido a trágica morte pré-matura de Tancredo Neves. Desde então o escritor teve que mergulhar fundo neste mundo, nada romântico, da política.
Neste quesito de Sarney presidente, temos também de ser honestos, foi um governo de magnitude dez, na escala como desastroso e medíocre. Outra coisa que não dá para entender, Sarney lança agora um livro sobre sua biografia. Eu pergunto: por que lançar um livro com a biografia de José Sarney, se todo brasileiro já a tem em sua memória.
Não precisava esse trabalho imortal senador, todos, em verso e prosa, já conhecem a sua estirpe maranhense, mas que para se eleger precisa do voto dos amapaenses. A tua verdadeira biografia ainda não foi escrita em livro.
A maior alegria para o cidadão de bem do Brasil, não será ver Sarney abandonar a política, e sim ver estampado em todos os jornais e revistas (inclusive do Maranhão também) a única e autêntica biografia do autor do romance épico: “O dono do mar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário