segunda-feira, 18 de julho de 2011

ÉTICA À BRASILEIRA

Em linhas gerais, ética é a ciência que estuda o comportamento moral dos homens em sociedade. A ética também serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social.

Como estamos num país com um grau altíssimo de corrupção, a palavra ética é muito usada nos meios sociais. Geralmente, antes de proferi-la, enchemos os pulmões, e assim conseguir demonstrar a nossa indignação contra os políticos, o prefeito que não cuida da saúde pública, os altos impostos, etc.

Este sentimento por parte do povo se justifica, pois é ele, com seus impostos, que enche as burras dos cofres públicos. Encontramos os usos e costumes sobre ética nas casas políticas e muitos outros segmentos da sociedade, e assim cada um criando seu próprio código de ética.

Mas, o cidadão comum, aquele que acompanha todos os dias novos escândalos, envolvendo políticos que, por sua vez, confessam inocência e proclamam serem éticos? Percebe-se que existe no Estado brasileiro uma ética para variados gostos e interesses.

Esse fato também é justificável, uma vez que estamos falando de uma ciência que trata do modo de ser de uma pessoa, sentimento de justiça social, julgamento para saber se as ações são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário