quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A VIL IMPUNIDADE DOS CRIMINOSOS AO VOLANTE

Se tem uma coisa que me deixa extremamente irritado e enojado é ver todos os dias, gente que, ao volante de carrões em alta velocidade atropelam e matam pessoas indefesas. Criminosos que ficam quase sempre, no máximo uma ou duas noites na cadeia.

São na maioria pessoas de posses, e com dinheiro, chamam os melhores advogados para defendê-los e até fazê-los de vítimas. Quando os responsáveis são famosos a mídia vai atrás somente desses. A história das vítimas fica em terceiro plano, pois o que dá ibope é mostrar que um famoso matou alguém no trânsito.

A gravidade do acidente, as circunstâncias e a responsabilidade do personagem que provocou a tragédia, que de forma criminosa tira a vida de um inocente não é tratado pela justiça como o rigor devido. Toda essa impunidade gerará muito mais mortes. As penas para quem mata hoje no trânsito não passam de uma obra de ficção.

Por outro lado,se um cidadão que dirigindo seu carro, seja por irresponsábilidade, imprudência ou embriaguez, acaba assumindo o risco de matar outra pessoa, fosse severamente punido com prisão, sem direito a fiança, com certeza esses bandidos travestidos de motoristas pensariam duas vezes antes cometer tais atos.

Infelizmente a realidade atual é bem outra. O Brasil não puni, não educa, não reage a este estado de necrose que já se transformou com as barbaridades em nossas estradas.Quando vemos um criminoso, de arma em punho, atirar e matar sua vítima, ficamos imediatamente horrorizados.

Porém, quando um indivíduo mata alguém com seu carro, diferente do assassino que atirou, a arma "veículo" deixa por vezes o corpo da vítima completamente esfacelado e irreconhecível. Outra verdade que neste caso é incontestável. mostra que uma das causas dessa impunidade é sempre o poder econômico e as influências políticas.

Tragicamente, no Brasil o rico pode matar no trânsito, pois sua condição financeira é o que irá defenir se foi crime ou uma simples fatalidade. Argumento esse que é o mais usado pelos advogados. E os responsáveis aparecem com cara de coitados, cheio de remorso.

Essa verdadeira xassina que ocorre sobre quatro rodas, só cairá drasticamente somente quando leis duras forem criadas e colocadas em prática. Quem mata e usa como arma seu carro, deve pagar severamente no interior de um presídio. Privado da liberdade, para ele nunca mais repetir o erro e servir como exemplo para todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário