Se existe uma coisa que me irrita profundamente, se chama mercado bilionário da publicidade da grande mídia nacional, principalmente a que trata das bebidas alcoólicas. Tempos atrás era veiculado propaganda da Caninha 51, Campari, Conhaque Drenher, Bacardi, etc.
Os arautos da moralidade entenderam ser uma publicidade que acabava incentivando o consumo demasiado do álcool pela população e assim trazendo danos à sociedade. De forma escancarada temos hoje apenas propaganda de cervejas.
Talvez algum gênio teve embriagante idéia de achar que o álcool das bebidas destiladas é menos nociva que as fermentadas! È o que dá viver num país com uma alta dose de hipocrisia etílica.
O norte que faz essas marcas de cervejas entrarem todos os dias em nossos lares, e alardear que devem ser consumidas “sempre bem gelada”, são as campanhas com o slogan: “se beber não dirija”. Aparece nesses anúncios astros dos mais variados gêneros, são celebridades do esporte, da música, do teatro, TV, etc.
Se já não fosse bizarro o suficiente ver jogadores de futebol como garotos propaganda de cerveja, contrataram o próprio técnico da seleção brasileira de futebol. Mostrando assim para todo o Brasil que o álcool combina perfeitamente com a vida de atleta! Nessa história toda tem um detalhe que é bom não esquecer.
É razoável refletir que as muitas marcas de bebidas alcoólicas destiladas, que no passado eram veiculados em todas as emissoras de televisão do país, não traziam o tamanho do retorno financeiro que hoje trazem as marcas de cervejas.
Somente duas ou três dessas marcas são responsáveis por encher os cofres das grandes redes nacionais. São esses e outros fatores que causam essa deformidade na publicidade brasileira, ela dita as coisas, ao mesmo tempo vemos a sociedade se calar e fazer de conta que isso não é do seu respeito.
O que é respeitado apenas neste submundo, nada sóbrio, são as polpudas cifras, que faz calar a ética e o respeito, onde por conta de bilhões tudo é permitido à esse mercado o publicitário. Cerveja que na TV é estrela, na vida real é a vilã. Talvez não seja ilegal essa propaganda de cerveja, porém é tremendamente imoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário